terça-feira

Tela de Monet é rasgada por bêbado. E país lamenta


'Decepção': a ministra francesa com a tela danificada em Paris

Um grupo de quatro ou cinco pessoas invadiu o Museu de Orsay, em Paris, na madrugada de domingo e rasgou uma tela do pintor impressionista francês Claude Monet. O dano à tela será avaliado nesta segunda-feira por especialistas em restauração de obras de arte. As autoridades francesas dizem que a valiosa tela foi atingida por um soco.

A obra, "Le Pont d'Argenteuil", retrata o Rio Sena. Seu valor é incalculável. Os invasores, que foram flagrados por câmeras de segurança, invadiram o local pela porta dos fundos e escaparam antes que fossem capturados. Eram quatro rapazes e uma garota e pareciam estar bêbados. O governo francês informa que a tela poderá ser recuperada.

Apesar da possibilidade de restauração, a ministra da Cultura, Christine Albanel, lamentou o fato. "É sempre uma decepção quando um objeto de arte que faz parte de nossa memória, da nossa herança, que amamos e de que nos orgulhamos, é vítima de um ato puramente criminoso", disse ela.O rasgo na tela de Monet é de cerca de 10 centímetros.

Conforme a ministra, o grupo de invasores fugiu quando um alarme começou a tocar. Sobre a facilidade encontrada por eles para entrar no prédio -- nenhum estava armado --, a ministra disse que uma das portas provavelmente estava com parafusos envelhecidos. A invasão ocorreu na "virada cultural" de Paris, com concertos e exposições na madrugada.

fonte

Nenhum comentário: